08.192014
1
5 imprevistos que podem acontecer no casamento

5 imprevistos que podem acontecer no casamento

Por Cris Paloni e Renato Zanuto

A cerimônia de casamento envolve o sonho de muitas pessoas desde os noivos até os familiares. Todos estão intimamente ligados com aquele dia especial e tudo o que se espera é que ele seja perfeito e sem imprevistos.

Mas, infelizmente, a vida, e ai incluímos a cerimônia de casamento, é feita de imprevistos. Nos milhares de eventos que já realizamos com a Dynamic Coral & Orquestra, presenciamos diversos desses imprevistos que, com o planejamento adequado, podem ser superados.
Enumeramos os cinco principais.

1- Questões climáticas
O clima tem sido cada vez mais uma incerteza. A noiva pode escolher casar no inverno e planejar tudo para um dia mais frio, no entanto, como presenciamos algumas vezes este ano, em alguns dias deste inverno tivemos o chamado veranico, com temperaturas super amenas.
Mas esse é o menor dos problemas. As fortes chuvas podem ser inimigas da cerimônia, por exemplo, causando uma inundação nos bairros próximos ao local da cerimônia religiosa e da recepção. Alguns cuidados são importantes: para quem vai realizar a cerimônia e a recepção em locais diferentes, o ideal é que eles sejam o mais próximo possível um do outro, bem como do salão onde a noiva, o noivo, as mães, as madrinhas e as daminhas irão se arrumar, para evitar atrasos, ou até a possível falta de alguém importante.
Outro fator é conhecer o bairro, saber se nas adjacências é comum dar enchente, entre outros problemas.
Para os que optam por cerimônias em chácaras ou na praia é essencial ter como opção um ambiente fechado, protegido da chuva ou do sol forte. Também é importante pensar em guarda-chuvas para os convidados, bem como a noiva tomar cuidado com o vestido a ser escolhido, por exemplo evitando longas causas, afinal todas querem estar impecáveis.

2- Energia Elétrica
Importante verificar na igreja e no local da recepção se eles possuem gerador, ou como procedem em caso de falta de energia elétrica. Precaução é determinante.
Existem diversas empresas que locam geradores. O ideal é orçar com antecedência e observar a demanda de energia elétrica que será gerada em todo o evento. Um eletricista pode fazer essa avaliação.

3- Vestido da Noiva
No momento em que vai escolher o vestido a noiva precisa pensar também no seu conforto. Vestidos muito justos, por exemplo, podem descosturar no meio da festa. Já houve caso de noiva que o vestido estava tão justo que o zíper estourou, ou então a noiva se desequilibrou e caiu no meio da cerimônia. Importante lembrar que você vai usá-lo na cerimônia religiosa e depois na festa, onde vai querer curtir, dançar e aproveitar ao máximo.
Vestidos muito curtos também podem ser armadilhas.
Ter um kit de costura a mãos é uma boa pedida.

4- Imprevistos com padrinhos.
Infelizmente no dia do casamento não é tão raro um padrinho ou uma madrinha não poder comparecer devido algum imprevisto de última hora: problema de saúde, trânsito, entre tantos outros. Uma solução é você ter em mente em pessoas que poderiam substituí-los. Bom estar preparado para saber como enfrentar esse tipo de incidente e minimizar as consequências.

5- Ansiedade e alimentação imprópria
O dia da cerimônia é um dia muito corrido e agitado para os noivos e seus pais. Crises de ansiedade, até mesmo insônia nos dias que antecedem a realização do sonho, são bastante comuns. A combinação desses fatores pode sim trazer problemas de saúde de última hora como gastrite, úlcera, entre outros.
O melhor a se fazer é administrar bem o tempo nos meses que antecedem o grande dia, tomando bastante cuidado com a alimentação, evitando por exemplo a cafeína, que pode gerar mais estresse no organismo. A prática de exercícios físicos, yoga ou outras formas de relaxamento podem ajudar.
Alguns casais esquecem de se alimentar durante o evento e acabam passando mal. Por isso é essencial reservar um tempo para que os noivos possam se alimentar e hidratar antes de entrar no buffet, pois a partir do momento em que eles entram na festa muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e isso pode fazer com que o casal esqueça desse detalhe super importante.
Além de tudo esteja preparado para os imprevistos, contratar uma boa assessora de casamentos é uma decisão sábia para que ela possa ajudá-los a planejar esse grande dia e cuidar dos imprevistos de última hora.

Cris Paloni e administradora de empresas e Renato Zanuto músico, maestro e mestre em Gestão de Negócios. Juntos administram a Dynamic Coral & Orquestra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *