06.162014
1
Benefícios da Música na Saúde Mental

Benefícios da Música na Saúde Mental

Pelo Maestro Renato Zanuto

Bob Marley já dizia: “Uma coisa boa sobre a música é que quando ela te atinge, você não sente dor”. Agora pesquisas científicas divulgadas pelo jornal americano USA Today revelam que o músico tinha razão.

O jornal trouxe uma série de benefícios da música, comprovados cientificamente, e que nos ajudam a viver melhor.

  1. Reduz o estresse.
  1. Induz um estado meditativo. Ouvir músicas lentas pode alterar a velocidade das ondas cerebrais, criando atividade cerebral semelhante à quando estamos meditando ou em um estado hipnótico. Algumas pesquisas sugerem que o uso de estímulos rítmicos (como a música) para induzir esses estados podem ter um efeito terapêutico, aliviando os sintomas da enxaqueca, TPM, e até mesmo questões comportamentais.
  1. Alivia os sintomas de depressão. A pesquisa sugere como os ritmos interferem na depressão. Sons clássicos e de meditação parecem ser particularmente edificantes, enquanto o heavy metal e o techno podem realmente fazer os sintomas depressivos piorarem.
  1. Melhora o humor. Um estudo em 2013 comprovou que a música ajudou a melhorar o humor das pessoas e a entrar em contato com seus sentimentos. Os participantes da pesquisa relataram a regulação do humor e a autoconsciência como os mais importantes benefícios de ouvir música.
  1. Melhora o desempenho cognitivo. A música ambiente pode aumentar o desempenho em tarefas cognitivas. Um estudo mais antigo descobriu que a música ajudou alunos a responderem mais perguntas no tempo previsto, e assim conseguirem melhores resultados. Uma pesquisa mais recente sugere que o desempenho das pessoas pode ser positivo ou negativo dependendo do impacto que a música causou no estado emocional.
  1. Melhora o desempenho em momentos de tensão. Ouvir músicas otimistas antes de um grande jogo, por exemplo, pode motivar o time.
    Um estudo com jogadores de basquete propensos a um mau desempenho sob pressão, relevou que eles tiveram ótimos resultados ao ouvir músicas com letras animadas e cativantes antes de cada partida.
    Entendeu porque os jogadores da seleção brasileira de futebol estão sempre com fones de ouvido?
  1. Reduz a ansiedade, tanto quanto uma massagem. Um estudo descobriu que o efeito da música sobre os níveis de ansiedade é semelhante ao efeito de obtenção de uma massagem. Fazer massagem ouvindo sua música preferida pode resultar no dobro de relaxamento.
  1. Relaxa os pacientes antes de uma cirurgia. Um estudo descobriu que ouvir música ajudou a colocar os pacientes de cirurgia cardiovascular à vontade enquanto aguardavam suas operações. Ótima notícia para os que estão com cirurgia marcada.
  1. Alivia o estresse após a cirurgia. Outro estudo revelou que ouvir música enquanto se recupera no hospital após uma cirurgia ajuda a relaxar e a diminuir os seus níveis de estresse pós-cirúrgico.

10. Melhora o humor dos motoristas. Ouvir música durante uma viagem de carro, por exemplo, por impactar positivamente no humor. Evite o mal humor no trânsito levando consigo suas canções prediletas.

11. Ajuda pacientes com câncer a controlar o estresse e a ansiedade. A música tem ajudado pacientes com câncer a controlar o estresse, aliviar a dor física e o desconforto. Ela também pode reduzir a ansiedade e melhorando a qualidade de vida do paciente.

12. Facilita a recuperação em pacientes com AVC. Pesquisadores finlandeses concluíram que quando os pacientes com AVC ouviam música durante duas horas por dia, a memória verbal e a atenção melhoraram significativamente, bem como o humor em comparação a pacientes que não ouviam música.

Maestro Renato Zanuto é estudioso da Composição e Regência pela FAAM, especializado em Música Popular em Cuba. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Paulista com ênfase em Estratégia. Ministra a Palestra Concerto por todo país falando sobre a correlação entre a organização de uma orquestra e das empresas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *