04.232015
0
Benefícios de tocar um instrumento musical

Benefícios de tocar um instrumento musical

Pesquisas científicas têm comprovado cada vez mais os benefícios da música na vida das pessoas, não só dos profissionais que têm na música a sua profissão, mas também das pessoas que a utilizam como hobby, para aliviar o estresse diário.
Não foi por acaso que desenvolvi uma apresentação voltada às empresas chamada “Acorde – O Espetáculo da Excelência”, palestra interativa onde são executadas peças conhecidas do público e conforme a necessidade da empresa, são abordados conceitos como: motivação, trabalho em equipe, liderança, interdependência, sinergia, de forma que a plateia interaja com os músicos.
Pesquisando para aprimorar cada vez mais esse trabalho encontrei um texto bastante interessante no site http://www.effectivemusicteaching.com/…/18-benefits-of-pla…/ que serve para reforçar os benefícios que a música traz e como uma palestra como essa que realizamos pode ajudar a, inclusive, impulsionar os negócios de uma empresa, melhorando o ambiente de trabalho.

Segue uma adaptação do texto:
O filósofo chinês Confúcio disse há muito tempo que “A música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir.” Tocar um instrumento musical proporciona muitos benefícios e pode trazer alegria para você e para todos ao seu redor.
Entre os benefícios estão:
1 – Aumento da capacidade da memória
De acordo com pesquisas ouvir música ou tocar um instrumento musical estimula o cérebro e pode aumentar a memória. Novas pesquisas sugerem que tocar regularmente pode ser utilizado como uma espécie de terapia para melhorar as habilidades cognitivas. Existem evidências de que os músicos têm organizacionalmente e funcionalmente cérebros diferentes em comparação a quem não toca nenhum tipo de instrumento. Nos músicos as partes do cérebro que controlam as habilidades motoras são mais ativas. Existem pesquisas afirmando que tocar um instrumento musical pode ajudar a aumentar o Q.I em sete pontos.
2 – Melhora a gestão de tempo
Aprender a tocar um instrumento exige que você aprenda a ser organizado e a gerir o seu tempo com sabedoria. Um bom músico sabe que a qualidade do tempo de prática é mais valiosa do que a quantidade.
3 – Ensina a trabalhar em equipe
Tocar um instrumento musical exige que a pessoa aprenda a trabalhar em equipe para fazer uma música. Em orquestras e bandas todos precisam aprender a cooperar com os companheiros para que a melodia saia perfeita.
4 – Ensina a perseverança
Aprender a tocar um instrumento demanda tempo e esforço, ensinando a paciência e a perseverança.
5- Melhora habilidades matemáticas, de leitura e compreensão
6 – Aumenta a sua responsabilidade.
7 – Expõe a história cultural.
8 – Promove a sua auto expressão e alivia o stress.
A musicoterapia tem sido útil no tratamento de crianças e adolescentes com autismo, depressão e outros transtornos.
9 – Promove suas habilidades sociais.
Tocar um instrumento pode ser uma ótima maneira de melhorar a sua maneira de lidar com as pessoas. Os amigos de uma banda ou de uma orquestra tornam-se família.
10. Aumenta suas habilidades de escuta.
Embora seja bastante óbvio, tocar um instrumento exige que você ouça com muito cuidado
11- Melhora seu sistema respiratório.
Ao tocar um instrumento o músico precisa aprender a respirar corretamente, expelindo o ar forma adequada para o som desejado.
12 – Promove a felicidade em sua vida e aqueles ao seu redor.

Renato Zanuto é maestro, responsável pela Dynamic Produções, da qual fazem parte a Dynamic Coral & Orquestra e a Dynamic Band.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *