01.262015
0
Escolhendo a data do casamento.

Escolhendo a data do casamento.

Por Cris Paloni

Para alguns casais a escolha da data de casamento é tarefa simples, nesse caso, geralmente, eles já têm em mente uma data que tenha um significado especial para os dois.
Já para outros a escolha é sempre um dilema. Qual o melhor dia, o melhor mês? 
Algumas variáveis precisam ser levadas em conta como: férias dos dois, condições climáticas, local da lua de mel, caso algum convidado imprescindível more distante é preciso conciliar a data, entre tantos outros.
Essa é uma escolha bem particular.
Para ajuda-los nessa tarefa preparei uma dica com as características dos meses do ano.
Para os curiosos e supersticiosos, coloquei também o significado do nome de cada mês. Alguns nomes são em homenagem aos deuses, imperadores, festas; já outros simbolizam apenas uma ordem numérica.

Janeiro – Nome dado em homenagem a divindade Janus, o guardador das portas e portões de Roma

Janeiro é um dos menos escolhido pelos casais, é a baixa temporada das cerimônias de casamento, o que pode ser uma ótima notícia para quem escolher o primeiro mês do ano. Por ser menos procurado, é o mais fácil de se encontrar datas livres em igrejas, buffets e prestadores de serviço. Aproveitando essa dica, é possível até conseguir descontos significativos.
O calor excessivo da época, as pancadas de chuva no final da tarde, início da noite são fatores que precisam ser levados em conta.
O indicado são as cerimônias em locais fechados e com ar condicionado.

Fevereiro – Significa purificar. Nesse mês aconteciam os rituais de purificação romana

O mês do Carnaval também não é o favorito dos casais. Os que optarem por essa data podem aproveitar para decorar a igreja e o local da recepção com flores tropicais, que estão em seu melhor momento.
Bom se precaver também por causa do calor excessivo e das chuvas de verão.

Março – Homenagem à divindade da guerra “Marte”, era o mês das campanhas militares.
As chuvas continuam sendo um incomodo no terceiro mês do ano, mas o calor já não é tão intenso e acabou o período de festas, férias e Carnaval. Esse é o mês das orquídeas, a decoração é linda, mas um pouco mais cara.

Abril – Significa abrir, homenagem a Vênus.
Aqui as chuvas acabaram, o calor não castiga mais e frio ainda está distante. É um dos melhores meses para aqueles que sonham em se casar ao ar livre, na praia ou em uma chácara. Em termos de condições meteorológicas em um mês excelente.
Claro que nos dias de hoje tudo pode acontecer, as temperaturas mudam repentinamente e as estações do ano às vezes se confundem, mas no geral é um mês tranquilo nesse sentido.
Como é baixa temporada a viagem para lua de mel com certeza será mais barata.

Maio – Homenagem Maia e Flora, deusas da primavera, era considerado o mês do conhecimento.
Embora ele receba o título de mês das noivas, já deixou de ser faz um bom tempo. Então já não é mais tão difícil contratar prestadores de serviço e reservar datas.
Alguns dias do mês de maio podem ser mais frios, mas não chegam a comprometer o conforto dos convidados.

Junho – Refere-se a Juno, guardiã da família e do casamento.
Neste mês a temperatura já começa a cair, se você sonha com um vestido de noiva com a cara do inverno, esse é o seu mês.
Ele também é o mês das tulipas. Bom evitar cerimônia ao ar livre.

Julho – Homenagem ao imperador romano Júlio César.
As tulipas continuam em alta e, além delas, temos as hortênsias e os copos de leite. O frio tende a ser mais intenso, por isso na hora de escolher o vestido de noiva bom levar isso em conta.
Como este é o mês das férias escolares leve em conta que a viagem de lua de mel será na alta temporada. Caso o casal tenha filhos é importante lembrar que as crianças estarão em férias escolares e será preciso contar com alguém para cuidar delas em tempo integral durante a viagem de lua de mel.

Agosto – Homenagem ao imperador Otávio Augusto.
Os casais supersticiosos querem passar longe do mês de agosto. Se esse não é o seu caso aproveite, porque as datas estão com maior disponibilidade.

Setembro – Sétimo mês
Aqui tem início uma das mais belas estações do ano. As flores estão lindas, a temperatura super agradável o que faz de setembro um dos meses mais concorridos para se casar. Ele é excelente para cerimonias ao ar livre. Mas lembre-se se você sonha em se casar no mês de setembro, prepare-se para reservar tudo com o máximo de antecedência.

Outubro – Oitavo mês
Este é outro mês lindo para se casar. Ideal, principalmente, para cerimônias ao ar livre já que as chuvas são raras.

Novembro – Nono mês
Este é o mês das lavandas. Aqui as chuvas e o calor já precisam ser levados em conta na hora de escolher os locais para cerimonia e recepção.

Dezembro – Décimo mês
O último mês do ano tem sido um dos mais concorridos. Notamos isso aqui na Dynamic Produções. A procura pelo mês de dezembro cresce a cada ano. Muitos acreditam que isso é impulsionado pelo recebimento do décimo terceiro. Os padrinhos, bem como os convidados, precisam ser avisados com uma boa antecedência para que possam se programar, já que em dezembro são muitos os compromissos sociais que surgem.
Nesse mês a lua de mel também ficará mais cara.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *