05.222014
1
Por que a música eterniza os momentos?

Por que a música eterniza os momentos?

Maestro Renato Zanuto – Não é difícil ouvir o relato de pessoas sobre a maneira como se sentem ao ouvir determinadas canções. Os relatos vão do arrepio pelo corpo, sensação de alegria, emoção que chega a derramar lágrimas dos olhos, paz… existem também os relatos de angústia, tristeza.

Todos os seres humanos são atraídos pela música de forma universal. Alguns precisam das canções para correr na esteira, outros só conseguem estudar se houver uma canção ao fundo.

Programas de televisão, telejornais, eventos de grande porte, como a Copa do Mundo têm uma música tema. Quem não se lembra de Waka, Waka, da Shakira, tema da edição passada da Copa do Mundo?

Como maestro responsável pela Dynamic Coral & Orquestra acompanho de perto a maneira como os casais escolhem as canções que irão eternizar um dos momentos mais importantes de suas vidas, a cerimônia do casamento e as músicas que serão tocadas na festa. O primeiro encontro, primeiro beijo, um momento especial, tudo isso pode ser resgatado através da música certa. Todas as sensações sentidas durante a cerimônia voltarão à tona 5, 10, 20 anos após o casamento, provando a capacidade da música em eternizar momentos.

Algumas pesquisas indicam que a música leva as pessoas a emoção que o seu autor sentia no momento em que a compôs.

O neurocientista Tom Fritz, do Instituto Max Planck par Cognição Humana e Ciências Cerebrais da Alemanha, ao lado de outros colegas, comprovou que a música possuí uma linguagem universal, ou seja, a capacidade de uma música transmitir emoções independe da base cultural, da etnia.

É basicamente instintivo o homem associar o som às imagens. Na era do cinema mudo, as salas de projeções contavam com um pianista ao vivo, improvisando conforme as imagens surgiam na tela. Algumas tinham uma orquestra completa.

Importante levarmos em conta essas informações ao escolhermos as músicas que farão parte da nossa história, afinal elas serão responsáveis por eternizar nossos momentos mais importantes.

Maestro Renato Zanuto é estudioso da Composição e Regência pela FAAM, especializado em Música Popular em Cuba. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Paulista com ênfase em Estratégia. Ministra a Palestra Concerto por todo país falando sobre a correlação entre a organização de uma orquestra e das empresas.

www.dynamicproducoes.com.br / www.renatozanuto.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *