06.092014
0
Segredos de um líder

Segredos de um líder

Pelo Maestro Renato Zanuto

Todos nós em algum momento exercemos a liderança, ainda que seja a liderança dos rumos da nossa vida pessoal ou profissional, sejamos nós empresários, executivos, colaboradores de empresa.

Mas será que existe segredo para um bom líder? Muito já foi escrito sobre esse assunto, mas as dúvidas ainda surgem e ele não se esgota.

Na minha opinião uma das características de um bom líder é a clareza em relação aos seus objetivos. O líder precisa alinhar todos os esforços para que a equipe trabalhe em torno de um mesmo objetivo. As relações precisam ser menos técnicas e mais emocionais, na minha visão é importante combinar técnica com sensibilidade, uma vez que os liderados precisam honrar os princípios do líder, e isso só vai acontecer se eles entenderem muito bem para onde estão indo.

Esses dias li um artigo muito interessante no site da Forbes, de autoria do Geoff Loftus*, sobre a liderança exercida por Walt Disney e que vem bem a calhar com essa minha visão.

Sem dúvida Disney é um dos ícones de liderança mundial, um dos cases de maior sucesso e que deve ser observado como exemplo. Difícil alguém que não sonhe ir para Orlando conhecer toda a sua criação, seja criança, jovem, adulto ou idoso.

Walt Disney influenciou e continua influenciando tanto as pessoas, que o empreendimento que ele sonhou na década de 50, perdura até hoje e continua crescendo.

Em um mundo onde vemos as pessoas deixarem morrer seus sonhos antes mesmo de eles acabarem, Disney deixou seu exemplo como legado.

Em 1965 ele anunciou a criação da Disney World, perto de Orlando, mas morreu um ano depois, sem vê-la aberta. No entanto o projeto estava tão bem desenhado, sua equipe acreditava no sonho do seu líder e sabia onde ele queria chegar, que seus sucessores souberam mantê-lo vivo até hoje. Talvez grande parte dos que hoje administram todo o complexo Disney nem tenham conhecido o seu idealizador pessoalmente, mas ainda assim continuam dando vida ao seu sonho.

Nesse artigo que mencionei da Forbes o autor lista os segredos da liderança de Walt Disney, que são ótimas lições para todos nós e por isso fiz questão de retransmitir.

Nunca desista dos seus sonhos, ou como Disney diria “wish upon a star”, em uma tradução livre “mire nas estrelas, sonhe muito alto”. Disney sonhava em entreter as famílias, o que se mantém até os dias de hoje.


Acredite em você mesmo – Para Disney não existiam obstáculos. Ele usava o seu sucesso como alicerce para o próximo grande empreendimento, a próxima grande ideia. O fato de ninguém ter feito aquilo ainda não era um obstáculo, era motivo para ele ir adiante.

Go Big or Go Home, em uma tradução livre “pense grande ou nem saia de casa”, Disney foi grande e por isso foi para a Walt Disney World. Sua esposa e seu irmão tentaram fazer com que ele desistisse da Branca de Neve e dos Sete Anões, mas ele não desistiu. Muitos o chamaram de louco quando ele disse que compraria um terreno de milhares de hectares de pântano perto de Orlando, mas ele comprou e todos nós, mesmo quem ainda não foi, já ouviu falar naquele lugar.

Não perca de vista o que você é – Disney sempre dizia: “Eu só espero não perder de vista uma coisa – que tudo começou com um rato.”

Maestro Renato Zanuto é estudioso da Composição e Regência pela FAAM, especializado em Música Popular em Cuba. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Paulista com ênfase em Estratégia. Ministra a Palestra Concerto por todo país falando sobre a correlação entre a organização de uma orquestra e das empresas.

*http://www.forbes.com/sites/geoffloftus/2014/05/22/mickey-mouse-leadership/?utm_campaign=forbesfbsf&utm_source=facebook&utm_medium=social

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *